Muitas pessoas pensam que as cortinas são exclusivamente algo para proteger da insolação que o ambiente recebe no dia a dia. Porém também devemos pensar nas cortinas como um item de decoração, pois elas mudam completamente a harmonia do ambiente. Quando falamos que o ambiente deve ser pensado como um todo estamos falando nos mínimos detalhes também estamos falando de harmonizar com as cortinas, isso porque, a cortina certa pode sim dar uma sensação de conforto com relação a insolação e iluminação, mas também pode deixar o ambiente mais aconchegante. Falaremos então, sobre alguns tipos de cortinas que temos e quais os melhores ambientes para usar cada um dos tipos.
Cortina Blackout: Essa cortina possui um tecido grosso na parte de traz que barra completamente a incidência de luz, além desse tecido ainda é colocado um tecido fino por cima para que o ambiente fique esteticamente bonito. Por conta de deixar o ambiente completamente escuro é uma boa pedida para quartos e salas para pessoas que gostam de dormir no ambiente completamente escuro e que gostam de assistir um filme dessa forma durante o dia por exemplo.
![](https://static.wixstatic.com/media/b94528_2e7d828a8d964ab59ca81e833bef5b8b~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_532,al_c,q_85,enc_auto/b94528_2e7d828a8d964ab59ca81e833bef5b8b~mv2.jpg)
Cortina de voil: As cortinas de voil são muito utilizadas nas salas e quartos, tem um tecido bem fininho e permitem a entrada de iluminação no ambiente, porém por conta disso, dependendo da quantidade de insolação que determinados ambientes recebem no dia acaba não sendo tão compensatória já que faz com que não fique termicamente confortável. De toda forma, é um material que podemos utilizar em salas de jantar, estar, cozinhas, ou como segunda pele.
Cortina de rolo: Em um sistema automático as cortinas de rolo auxiliam quando não se quer ter entrada de muita luminosidade no ambiente. É bem parecida com o blackout, porém o tecido da cortina de rolo não é variável. É bastante utilizada em ambientes corporativos, mas em casos residenciais bastante utilizada em cozinhas ou em varandas. Em quartos e escritórios pode acabar sendo utilizada também por conta da praticidade com uma segunda cortina em tecido por cima.
Percebe-se que existem algumas opções de cortinas para se colocar no ambiente. Mas, além do tipo também é necessário pensar nas cores. As cores neutras são as mais utilizadas atualmente pois deixam o ambiente harmônico, confortável e aconchegante, não fazendo com que as cores da cortina “briguem” com o restante do espaço. Por isso, é sempre interessante pensar nas cores que você já possui no seu ambiente e como a cor da cortina vai impactar na visualização do todo.
Comments