As cores têm sido uma nova tendência no mundo da decoração. Isso porque, elas fazem total diferença no ambiente. O que muitas pessoas não sabem é que as cores podem influenciar diretamente no sentimento da pessoa em um determinado ambiente, isso se dá pela cromoterapia, que estudou as emoções que o ser humano tem de acordo com as diversas cores.
Mesmo assim, sabemos que nem sempre é interessante colocar qualquer cor em determinados tipos de ambiente. Sendo assim, como podemos sair do tradicional sem deixar o ambiente over?
O primeiro passo para tudo isso, é a harmonização. A harmonização das cores com o mobiliário e a decoração faz total diferença na hora de escolha de cores, uma vez que impacta diretamente no modo como estamos vendo. Por exemplo, se estamos em um ambiente com um sofá colorido, se também tiver uma parede colorida pode ser que as duas cores acabem brigando e os nossos olhos acabem cansando. Mas isso, não significa que não podemos utilizar das cores em conjunto com outras.
![](https://static.wixstatic.com/media/b94528_92004644f0a1403bb8d79c66dfb8f7c3~mv2.jpg/v1/fill/w_900,h_675,al_c,q_85,enc_auto/b94528_92004644f0a1403bb8d79c66dfb8f7c3~mv2.jpg)
Algumas alternativas que podemos utilizar é as paredes com desenhos ou geometrias que mesclam as cores neutras com as cores mais vivas. Também, caso você ache interessante e o seu ambiente seja mais moderno, o uso de paredes desenhadas pode fazer bastante sentido, aqui também podemos incluir o leterring, que pode vir tanto com cores e desenhos, quanto somente a escrita onde também é possível escolher entre colorida ou neutra.
Mas, como saber se o meu espaço ficará harmonioso com as cores que penso em utilizar? É interessante fazer uma consultoria com um profissional de modo que ele possa avaliar e ver o que é mais interessante para você. Porém, caso no momento você não pense na contratação de alguém você pode tentar imaginar, ou fazer algumas pesquisas relacionadas a harmonização de cores para entender se a cor que você pensa é a ideal para o seu ambiente.
Vale lembrar que quando estamos falando de cores não necessariamente precisam ser cores vivas, podemos fazer o uso de cores mais claras, ou de mesclas de cores claras em um mesmo ambiente, não precisamos necessariamente nos prender a uma determinada tonalidade.
Com isso, conseguimos perceber que os ambientes com cor são extremamente possíveis e também funcionais, podendo mudar o humor da pessoa ali presente, isso pode servir tanto para uma residência quanto para edifícios comerciais que desejam passar algo com o estabelecimento.
Comments